Revista Brasileira de Terapias Cognitivas
Print version ISSN 1808-5687On-line version ISSN 1982-3746
Abstract
DONADON, Mariana Fortunata et al. Adaptação transcultural da Collaborative Case Conceptualization Rating Scale para o contexto brasileiro. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2023, vol.19, n.2, pp.182-194. Epub Aug 26, 2024. ISSN 1808-5687. https://doi.org/10.5935/1808-5687.20230022.
Introdução:
A Escala de Avaliação de Conceituação de Caso Colaborativa consiste em um instrumento originalmente desenvolvido em inglês, por Padesky et al. (2011), com o objetivo de avaliar se o terapeuta cognitivo-comportamental está preenchendo e utilizando a ferramenta de conceituação em todos os seus níveis.
Objetivos:
Apresentar o processo de adaptação transcultural da Collaborative Case Conceptualization Rating Scale (CCC-RS) para o contexto brasileiro.
Métodos:
A adaptação transcultural envolveu diversas etapas, incluindo tradução independente do instrumento por especialistas na área da terapia cognitivo-comportamental (TCC), elaboração de uma versão de síntese da escala, processo de retrotradução para o idioma original do instrumento e, por fim, a elaboração da versão final da escala. A análise da validade de conteúdo foi realizada por um comitê de especialistas com ênfase em TCC e foi composta tanto por uma avaliação qualitativa quanto por uma avaliação quantitativa por meio do cálculo do coeficiente de validação do conteúdo.
Resultados:
Foram realizados todos os passos para a adaptação transcultural da escala, obtendo-se valores de coeficiente de validação de conteúdo satisfatórios (≥ 0,75), bem como feitos todos os ajustes sugeridos pelos especialistas que participaram das etapas anteriores.
Discussão:
A versão brasileira da CCC-RS mostrou-se adequada para ser aplicada no contexto brasileiro.
Keywords : Terapia cognitivo-comportamental; escalas psicométricas; conceituação de casos; adaptação transcultural.