SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2O papel mediador da autoeficácia e da autoestima na ansiedade: um estudo com universitáriosO uso de Mindfulness na Terapia do Esquema: uma revisão sistemática da literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

SIMOES, Even Doris Silva; TROMBINI-FRICK, Loriane; PRIOLO-FILHO, Sidnei Rinaldo  e  CORTEZ, Pedro Afonso. Revisão narrativa de literatura dos instrumentos de empatia utilizados no Brasil e na América Latina. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2023, vol.19, n.2, pp.202-210.  Epub 26-Ago-2024. ISSN 1808-5687.  https://doi.org/10.5935/1808-5687.20230024.

A empatia está relacionada a diversos desfechos socialmente relevantes, como comportamentos pró-sociais, tomada de decisão e percepção de justiça. Para contribuir com o estudo desse tema, realizou-se uma revisão narrativa de literatura para identificar os instrumentos utilizados para a avaliação da empatia na América Latina. Adicionalmente, descreveu-se as propriedades psicométricas e teórico-conceituais desses instrumentos. A busca primária na literatura resultou em 57 publicações e, após exclusão das duplicadas e aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram selecionadas 15 publicações. A maioria dos artigos selecionados propôs novos instrumentos para medir a empatia. A dimensão teórica predominante para avaliação da empatia foi bidimensional (cognitiva e afetiva). O período de publicação dos estudos revisados está entre 2005 e 2022 e abrangeu seis países diferentes. Conclui-se sobre a importância de apreender os modelos teóricos existentes e as propostas de mensuração da empatia. Isso pode fomentar pesquisas futuras e contribuir para a adaptação cultural dos instrumentos revisados. Esta revisão narrativa tem potencial impacto na melhoria de instrumentos e intervenções que visam avaliar e promover a empatia por meio de pesquisas e atuações associadas às ciências e terapias cognitivas, além de outros campos científicos correlatos.

Palavras-chave : testes psicológicos; avaliação de programas e instrumentos de pesquisa; terapia cognitivo-comportamental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )