SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20Bem-estar sob as lentes do suporte familiar e dos esquemas iniciais desadaptativosPrevalência e fatores associados à autolesão não suicida entre adolescentes escolares de uma cidade do interior gaúcho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

DUTRA, Jodeli Paim; PUREZA, Juliana da Rosa  e  STOCK, Tatiana Otto. As relações entre forças de caráter e virtudes e os esquemas iniciais adaptativos em adultos brasileiros. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2024, vol.20, e20240440.  Epub 10-Jan-2025. ISSN 1808-5687.  https://doi.org/10.5935/1808-5687.20240440.

A visibilidade acerca dos aspectos positivos do ser humano e as intervenções clínicas direcionadas a um funcionamento saudável vêm aumentando de forma exponencial nos últimos anos. Esta pesquisa tem como objetivo identificar a existência de correlações entre as virtudes e forças de caráter, derivadas da psicologia positiva, e os esquemas iniciais adaptativos, derivados da terapia do esquema. Foi utilizado delineamento quantitativo, correlacional, de corte transversal, e a pesquisa foi realizada de forma on-line. A amostra foi selecionada por conveniência e composta por 129 participantes brasileiros com idade entre 18 e 60 anos. Os instrumentos aplicados foram o teste VIA Character para adultos e o Questionário de Esquemas Adaptativos, disponibilizados no formato on-line via Google Forms. Foram realizadas análises não paramétricas de correlação de Spearman. Como resultado, foram identificadas correlações positivas, significativas e com variação de força entre fraca e moderada entre todos os esquemas iniciais adaptativos e todas as virtudes, sendo as de maior força as correlações entre a virtude coragem e os esquemas adaptativos autônomo (0,645) e de sucesso (0,606). É possível concluir que a interação entre a psicologia positiva e a terapia do esquema é promissora para a psicologia clínica e apresenta potencial em termos prático e teórico.

Palavras-chave : Psicologia clínica; Psicologia positiva; Terapia do esquema..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )