SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20Cognitive-behavioral intervention for reducing anxiety in patients hospitalized in a psychiatric emergency unitPsychosocial intervention on gender-based violence with universities female students: feasibility study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

Print version ISSN 1808-5687On-line version ISSN 1982-3746

Abstract

DINIZ, Marina Luiza Nunes; RODRIGUES, Willian de Sousa  and  MANSUR-ALVES, Marcela. O papel do perfeccionismo na crise de saúde mental na pós-graduação. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2024, vol.20, e20240449.  Epub Dec 02, 2024. ISSN 1808-5687.  https://doi.org/10.5935/1808-5687.20240449.

Dada a crise de saúde mental predominante entre os estudantes de pós-graduação, é fundamental entender as características específicas que contribuem para o desenvolvimento do sofrimento psicológico nesse grupo demográfico. Este estudo tem como objetivo determinar se o processo transdiagnóstico do perfeccionismo é um preditor significativo de sofrimento psicológico em estudantes de pós-graduação e comparar sua importância com outros processos transdiagnósticos, como o pensamento repetitivo negativo (ruminação e preocupação) e o neuroticismo. A amostra incluiu 3.534 estudantes de pós-graduação, com idade entre 20 e 60 anos (M = 30,60 anos; DP = 6,73; 70,7% de estudantes do sexo feminino), de várias áreas de estudo, sendo que 49,1% (n = 1.736) estavam fazendo doutorado e 50,9% (n = 1.798) estavam fazendo mestrado. As preocupações perfeccionistas surgiram como o segundo indicador mais forte de sofrimento psicológico, perdendo apenas para preocupação e empatando com neuroticismo. Coletivamente, preocupações perfeccionistas, preocupações e neuroticismo foram responsáveis por 81% do sofrimento psicológico na amostra, em comparação com menos de 1,5% atribuídos à ruminação e ao esforço perfeccionista. Os resultados sugerem que o perfeccionismo deve ser considerado na elaboração de estratégias de intervenção e prevenção, bem como no desenvolvimento de modelos explicativos.

Keywords : Perfeccionismo; Saúde mental; Educação de pós-graduação.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )