SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20O papel do perfeccionismo na crise de saúde mental na pós-graduaçãoUm estudo comparativo entre a percepção de psicoterapeutas cognitivo-comportamentais e clientes acerca de itens na sala de espera índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

DIONISIO, Maria Beatriz Reis et al. Intervenção psicossocial sobre violência de gênero com estudantes universitárias: estudo de viabilidade. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2024, vol.20, e20240459.  Epub 02-Dez-2024. ISSN 1808-5687.  https://doi.org/10.5935/1808-5687.20240459.

A discriminação e a violência de gênero (VG) estão presentes no dia a dia da vida universitária e podem acarretar prejuízos nas saúdes física, psicológica e social e no desenvolvimento profissional das vítimas. O presente trabalho objetivou avaliar a viabilidade de uma intervenção psicossocial remota voltada a estudantes universitárias vítimas de VG. Participaram duas estudantes vítimas de assédio sexual, violência moral e psicológica por docentes e estudantes. Foram realizados oito encontros síncronos semanais com 90 minutos de duração, os quais abordaram: 1) psicoeducação sobre VG; 2) autoconhecimento, autoestima e rede de apoio; e 3) regulação emocional. As participantes responderam à Escala de Dificuldades em Regulação Emocional (EDRE) e ao Questionário de Regulação Emocional (QRE) antes e após a intervenção. Para verificar o índice de mudança clínica significativa (IMC), foi conduzido o método JT. Os resultados indicaram alta aceitabilidade e adesão das participantes. Os critérios preliminares de eficácia da intervenção apontaram que não houve mudança clínica confiável no QRE, e mudança positiva confiável no escore total da EDRE que pode ser atribuída à intervenção para ambas as participantes. Discute-se a baixa demanda, a potencialidade da intervenção remota, o formato da intervenção e a adequabilidade dos módulos propostos.

Palavras-chave : Violência de gênero; Universidades; Intervenção psicossocial.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )