SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20Evidências de validade das versões on-line do Working Alliance Inventory para terapeutas e clientes na avaliação da aliança terapêuticaUma análise de rede do perfeccionismo e da autocompaixão: implicações teóricas e práticas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

FUENTES, Alma Luisa López; CHAINE, Silvia Morales  e  CRUZ, Claudia Lydia Treviño Santa. Uso de álcool e saúde mental entre adultos jovens mexicanos durante a COVID-19: O impacto da violência interpessoal e íntima. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2024, vol.20, e20240504.  Epub 10-Jan-2025. ISSN 1808-5687.  https://doi.org/10.5935/1808-5687.20240504.

Embora a pandemia de COVID-19 tenha provocado um aumento na violência interpessoal e íntima, problemas de saúde mental e uso nocivo de álcool em países de baixa e média renda, a relação entre esses comportamentos e sintomas durante a pandemia no México permanece incerta. Este estudo descreve a direcionalidade da relação entre violência interpessoal e íntima, sintomas de saúde mental e uso nocivo de álcool entre jovens adultos durante a COVID-19 no México. Os participantes foram 1.939 mexicanos com idades entre 25 e 29 anos, em um desenho transversal. Os resultados sugerem que os adultos jovens que sofreram violência interpessoal e íntima têm maior probabilidade de perpetrar violência e apresentar sintomas de depressão, ansiedade, e uso nocivo de álcool. O modelo proposto envolve a vitimização de violência interpessoal e íntima como preditores do uso nocivo de álcool, com a perpetração de violência interpessoal, depressão e ansiedade servindo como moderadores. A perpetração de violência íntima está associada ao uso nocivo de álcool, com a covariação da perpetração de violência interpessoal. Os achados indicam uma relação direcional em que sofrer violência interpessoal e íntima leva à perpetração de violência, problemas de saúde mental e uso nocivo de álcool. A perspectiva para a tomada de decisões em políticas públicas é incorporar o reconhecimento da violência interpessoal e íntima na agenda governamental para melhorar a saúde mental e prevenir o uso nocivo de álcool entre os mexicanos.

Palavras-chave : Violência; Depressão; Ansiedade; Consumo de Bebidas Alcoólicas; Adulto Jovem..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )