Revista Brasileira de Terapias Cognitivas
Print version ISSN 1808-5687On-line version ISSN 1982-3746
Abstract
FERREIRA, Heloísa Gonçalves. Relato de experiência sobre estratégias de supervisão para formação de jovens terapeutas no atendimento clínico a pessoas idosas: o foco nas questões identitárias. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2024, vol.20, e20240463. Epub Dec 02, 2024. ISSN 1808-5687. https://doi.org/10.5935/1808-5687.20240463.
Há poucas opções de intervenções psicoterapêuticas para pessoas idosas no Brasil, além de déficit na formação de psicólogos para lidar com as demandas específicas da velhice. É importante que intervenções psicológicas e a formação de psicólogos partam de um embasamento teórico-prático que considere questões identitárias da díade terapeuta-cliente. O presente relato de experiência descreve manejos e procedimentos de supervisão referentes à formação de um jovem terapeuta para o atendimento cognitivo-comportamental de um idoso com diagnóstico de depressão. Objetivou-se identificar e acolher sentimentos e percepções aversivas do terapeuta em relação ao caso; identificar e endereçar diferenças identitárias, geracionais e de valores da díade; identificar e reestruturar crenças idadistas do terapeuta; e desenvolver empatia do terapeuta com o cliente. Ao discriminar as diferenças identitárias na díade, deparar-se com a conceitualização de caso do cliente, identificar seus próprios padrões de sentimentos e crenças em sessão e receber acolhimento em supervisão, o terapeuta sentiu-se autoconfiante para conduzir o atendimento. Há que se prover esforços para que a formação de terapeutas para atendimento às pessoas idosas seja feita a partir de arcabouços teóricos metodológicos coerentes com as necessidades e características da população idosa brasileira.
Keywords : Terapia cognitivo-comportamental; Geriatria; Capacitação de recursos humanos em saúde; Enquadramento interseccional.