SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Intervenção Integrada de TCC e Treino de Controle Inibitório: Efeitos no Comportamento Alimentar e ObesidadeIntervenções cognitivas e comportamentais: práticas do psicólogo junto a crianças e adolescentes com câncer índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

PIAI, Livia Polastri et al. Esquemas iniciais desadaptativos e violência por entre parceiros íntimos. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2025, vol.21, e20250554.  Epub 09-Jan-2026. ISSN 1808-5687.  https://doi.org/10.5935/1808-5687.20250554.

A violência por parceiros íntimos (VPI) consiste em comportamentos dentro de um relacionamento íntimo que cause danos físicos, psicológicos ou sexuais àqueles na relação. Esquemas Iniciais Desadaptativos (EIDs) podem contribuir para a manutenção de padrões de relacionamentos nãosaudáveis. Este estudo tem por objetivo identificar os EIDs mais frequentemente presentes em mulheres vítimas de VPI, comparar com mulheres sem tal histórico e verificar a correlação entre os EIDs e os tipos de violência (física, psicológica e sexual). Participaram 102 mulheres cisgênero, maiores de 18 anos que declararam estar em relacionamento íntimo por no mínimo seis meses no último ano. Todas responderam um questionário sociodemográfico, ao Questionário de esquemas de Young e ao instrumento Violência contra a mulher. Mulheres com histório de VPI tiveram médias maiores em todos os EIDs, sendo que diferenças estatisticamente significativas foram observadas para privação emocional, desconfiança/abuso, isolamento social, defectividade/vergonha, dependencia/incompetencia, vulnerabilidade ao dano, subjugação e inibição emocional. Correlações significativas, positivas, de fracas a moderadas foram observadas entre alguns EIDs e violência psicológica e sexual. Discute-se a importância e implicações da identificação de EIDs na prevenção e intervenção de vitimização em relacionamentos.

Palavras-chave : Violência por parceiro íntimo; Mulheres; Terapia do Esquema.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )