SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.74PERCEPÇÕES E SENTIMENTOS SOBRE O BEBÊ SUBSEQUENTE À PERDA GESTACIONALBULLYING ESCOLAR: COM A PALAVRA, O PROFESSOR índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

GOMES, ANDRÉA KIOKO SONODA  e  REIS, MARIA ELIZABETH BARRETO TAVARES DOS. SUPERVISÕES CLÍNICAS: VIVÊNCIAS EMOCIONAIS DOS PSICOTERAPEUTAS-APRENDIZES. Arq. bras. psicol. [online]. 2022, vol.74, e003.  Epub 09-Set-2024. ISSN 1809-5267.  https://doi.org/10.36482/1809-5267.arbp-2022v74.20228.

Considerando a supervisão clínica como um dos pilares da formação do psicólogo clínico, o presente estudo teve por objetivo investigar as emoções vivenciadas pelos psicoterapeutas-aprendizes durante as supervisões de estágio em psicoterapia psicanalítica. Realizou-se um estudo clínico-qualitativo por meio de entrevistas com 27 acadêmicos que realizavam estágios em psicoterapia psicanalítica, em quatro Instituições de Ensino Superior. Os dados coletados foram submetidos à análise de conteúdo e discutidos a partir do referencial psicanalítico. A análise dos resultados demonstrou que as vivências emocionais dos psicoterapeutas-aprendizes estavam relacionadas, preponderantemente: à aprendizagem de conteúdos teórico-metodológicos e à necessidade de ser acolhido e de compartilhar com o grupo de supervisão as intensidades emocionais vivenciadas na clínica. Finalmente, ressaltou-se a necessidade de acolher e compreender as experiências emocionais dos psicoterapeutas-aprendizes durante os estágios em psicoterapia psicanalítica.

Palavras-chave : Estagiário; Psicanálise; Psicoterapeuta-aprendiz; Serviço-escola; Supervisão.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )