SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.74SUPERVISÕES CLÍNICAS: VIVÊNCIAS EMOCIONAIS DOS PSICOTERAPEUTAS-APRENDIZESPRAZER COM O SOFRIMENTO ALHEIO: ADAPTAÇÃO DA ESCALA REDUZIDA DE IMPULSO SÁDICO (ERIS) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

SANTOS, IGOR HENRIQUE FARIAS; FELIZMINO, THIAGO DE OLIVEIRA; SANTOS, KARINE DAVID ANDRADE  e  SILVA, JOILSON PEREIRA DA. BULLYING ESCOLAR: COM A PALAVRA, O PROFESSOR. Arq. bras. psicol. [online]. 2022, vol.74, e004.  Epub 09-Set-2024. ISSN 1809-5267.  https://doi.org/10.36482/1809-5267.arbp-2022v74.19467.

Este estudo objetiva caracterizar o bullying pelo discurso de professores do Ensino Fundamental, verificando as causas, quem pratica, quem sofre e o que é necessário para combatê-lo. Participaram 24 docentes de oito escolas públicas da Grande Aracaju-SE. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista semiestruturada, investigando o conhecimento, percepção, ocorrência, prática e estratégias quanto ao bullying nas escolas. A análise textual foi realizada pelo programa informático IRAMUTEQ (Classificação Hierárquica Descendente – CHD). Nos discursos dos participantes, percebeu-se a presença da naturalização desse tipo de violência no ambiente escolar, sendo sua prática passível a qualquer estudante, e os alvos geralmente são aqueles cujas características destoam do padrão social. As estratégias apontadas vão de encontro a ações de caráter multidisciplinar que envolvam professores, funcionários, familiares, estudantes e a sociedade.

Palavras-chave : Bullying; Professores; Ambiente escolar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )