SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.74DEPRESSION, ANXIETY, SUICIDAL IDEATION AND FEMALE CLIMACTERIC: A NARRATIVE REVIEWPSYCHOLOGY AND SOCIAL POLICIES: A MARXIST APPROACH author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

D’ASSUNCAO, ONÉZIMO TADEU; DALLA VECCHIA, MARCELO  and  SANTOS, TASSIANA GONÇALVES CONSTANTINO DOS. PROGRAMA BEM VIVER: SAÚDE MENTAL, ATENÇÃO BÁSICA E SEUS ANALISADORES EM PEQUENOS MUNICÍPIOS. Arq. bras. psicol. [online]. 2022, vol.74, e019.  Epub Sep 09, 2024. ISSN 1809-5267.  https://doi.org/10.36482/1809-5267.arbp-2022v74.20468.

Este artigo discute dilemas da articulação entre saúde mental e atenção básica por meio da interlocução com psicólogas/os que atuam no Programa Bem Viver, que abarca municípios de pequeno porte da microrregião de saúde de São João del-Rei, MG, Brasil. Foram realizados grupos focais como dispositivos para a análise institucional das práticas e discursos presentes no campo pesquisado. No processo de análise foram constituídos três analisadores: (1) Espaço, que destaca o lugar ambíguo do Programa Bem Viver na rede de atenção psicossocial, (2) Demanda, que ressalta a predominância do atendimento clínico individual na atuação das/os psicólogas/os e (3) Especialismo, que se refere ao incipiente trabalho interdisciplinar e intersetorial. Nota-se que o Programa Bem Viver, mesmo inserido no território e realizando acolhimento inicial do cuidado em saúde mental, funciona predominantemente como um serviço ambulatorial, em detrimento da integralidade de ações requeridas na atenção básica.

Keywords : Psicologia; Saúde mental; Atenção básica; Análise institucional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )