Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Revista da Abordagem Gestáltica
versão impressa ISSN 1809-6867
Resumo
PEREIRA, Leihge Roselle Rondon e CALHAO, Ana Rafaela Pecora. Ser pessoa na hospitalização: relatos de gestantes sobre as relações estabelecidas com a equipe multiprofissional. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2019, vol.25, n.3, pp.225-236. ISSN 1809-6867. https://doi.org/10.18065/RAG.2019v25n3.1.
Nesse estudo procuramos conhecer e analisar, na perspectiva das pacientes gestantes internadas em um hospital de ensino na cidade de Cuiabá-MT, como essas significam as relações estabelecidas com a equipe multiprofissional. Foram realizadas 11 entrevistas focalizadas, com adoção de atitudes facilitadoras de consideração positiva incondicional, congruência e compreensão empática, com pacientes que estiveram hospitalizadas durante o segundo semestre de 2015. Esse procedimento forneceu o instrumental teórico-metodológico baseado na criação de um clima facilitador, a partir dos fundamentos da Abordagem Centrada na Pessoa, o que permitiu explorar as significações pessoais das experiências com um acento afetivo ou emocional. O processamento ocorreu pelo software ALCESTE, análise pelo estudo das Classes apresentadas pelo software e discussões teóricas sobre as relações interpessoais de ajuda. O estudo destacou a atenção para: a comunicação dos procedimentos; a disposição para cuidados afetivos em que consideram a pessoa como centro em detrimento às técnicas; a importância para as significações pessoais, e as implicações das significações pessoais no processo de hospitalização. Exercer essa atenção pode contribuir para o desenvolvimento de relacionamentos que facilitem o processo de hospitalização.
Palavras-chave : Psicologia Humanista; Abordagem Centrada na Pessoa; Clima Facilitador; Percepção; Equipe de Assistência ao Paciente.