Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Psicologia para América Latina
versão On-line ISSN 1870-350X
Resumo
PERFEITO, Daniela Mazurek. Adolescentes infratores: uma aprendizagem e uma luz na psicoterapia - relato de prática profissional. Psicol. Am. Lat. [online]. 2005, n.4. ISSN 1870-350X.
Este artigo refere-se ao atendimento psicoterápico de menores privados de liberdade internos na Febem. Nessa condição há grande resistência para estabelecimento de vínculo, uma vez que é visto como mais uma tentativa de controle da Instituição, mas que diminui ao fecharmos o contrato terapêutico, firmando a condição do sigilo profissional e do objetivo do atendimento, o qual se divide em três momentos. Primeiramente, conseguem se perceber como indivíduos e não apenas como sujeitos do crime; no segundo, conseguem perceber o outro e depositar um outro olhar quanto aos colegas e as regras da Instituição, o que minimiza muitos conflitos; no terceiro, entram num processo de conscientização e de introjeção de novos valores. Por fim, sentem-se mais seguros e prontos para pensar, avaliar e ponderar. Por outro lado, há a dificuldade de conseguirem dar continuidade ao atendimento em meio aberto, e que é solicitação de muitos deles quando conquistam sua liberdade.
Palavras-chave : Menores-infratores; Psicoterapia; Privação de liberdade; Estabelecimento de vínculo; Resistência x confiança.