SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Identificação de talentos: uma análise exploratória do modelo dos três anéis e do modelo das portas giratóriasSilêncios e rearranjos na conjugalidade em situação de câncer em um dos cônjuges índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

CAMARGO, Brigido Vizeu et al. Representações sociais do envelhecimento entre diferentes gerações no Brasil e na Itália. Psicol. pesq. [online]. 2014, vol.8, n.2, pp.179-188. ISSN 1982-1247.  https://doi.org/10.5327/Z1982-1247201400020007.

As representações sociais do envelhecimento podem ser diferentes de acordo com a cultura. O objetivo deste estudo foi comparar as representações do envelhecimento no Brasil e na Itália. Participaram 360 sujeitos distribuídos igualmente entre as nacionalidades, sexo e grupo etário. O questionário apresentou questões fechadas e abertas. Os resultados indicam associação das variáveis sociais (sexo, grupo etário e contexto cultural) com duas representações de envelhecimento: uma, na qual as relações sociais e a atividade completam a ideia de um momento exitoso, em que experiência de vida produziu sabedoria diante da vida, e outra como um processo que, embora traga experiência e sabedoria, resulta em declínio, doenças, inatividade e incapacidades, indicando o fim da vida.

Palavras-chave : representação social; envelhecimento; fatores socioculturais; grupos etários.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )