SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2Between psychoanalysis and existentialism: personality structuring under conditionsPrevalence of mood and anxiety disorders in public servants away from work author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Psicologia em Pesquisa

On-line version ISSN 1982-1247

Abstract

VALENTIM, Renata Patricia Forain de; MARTINS, Letícia Palmeira; MARTINS, Mariah da Silva  and  FREITAS, Tamires Rejane Moreira. As mulheres da colônia de alienadas do engenho de dentro. Psicol. pesq. [online]. 2019, vol.13, n.2, pp.42-60. ISSN 1982-1247.  https://doi.org/10.34019/1982-1247.2019.v13.23786.

O objetivo deste trabalho foi investigar a transferência das 334 mulheres indigentes da seção Esquirol, ala do Hospício Nacional de Alienados, para a Colônia de Alienadas do Engenho de Dentro. A hipótese é a de que a criação da colônia, em 1911, foi a ratificação de uma política de tratamento que extrapolou o saber psiquiátrico e fez confluir temas e discursos diversos, tais como feminilidade, republicanismo, trabalho e pobreza. Na análise desse campo, através do conceito bakhtiniano de dialogia, espera-se compreender a participação do ideário psiquiátrico nas formulações que marcaram a compreensão acerca da mulher pobre durante a primeira república e inserir o aparecimento destas ideias no conjunto de instrumentos de regulação social que precisaram ser reconstruídos.

Keywords : História da psicologia; História das mulheres; seção Esquirol; Colônia de alienadas do Engenho de Dentro; Dialogia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License