Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Indicadores
Compartir
Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia
versión On-line ISSN 1983-8220
Resumen
SENNA, Isângelo; VASCONCELOS, Ana Maria Nogales y IGLESIAS, Fabio. Parque público e criminalidade: preditores ambientais da percepção de (in)segurança. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2021, vol.14, n.1, pp.1-22. ISSN 1983-8220. https://doi.org/10.36298/gerais202013e15241.
O modelo da prevenção criminal pelo design ambiental (Crime Prevention through Environmental Design - CPTED) enfatiza como elementos do ambiente podem inibir ou induzir a ocorrência de vários tipos de delitos e a percepção de insegurança. Isso é especialmente estratégico em locais de uso múltiplo e de livre acesso, como no caso dos parques públicos em grandes cidades. O objetivo desta pesquisa foi testar o papel preditivo de variáveis especificadas pela CPTED sobre a percepção de segurança, com base em um survey in loco com 126 usuários de parque público, incluindo itens sobre hábitos, ocorrências criminais, avaliação do ambiente e variáveis sociodemográficas. Modelos de regressão linear hierárquica mostraram que sexo, experiências de vitimização e a avaliação da infraestrutura funcionaram como variáveis antecedentes adequadas. Os resultados são discutidos no contexto do cenário criminal brasileiro, da inércia da população e, sobretudo, das possibilidades de intervenção em políticas públicas de segurança.
Palabras clave : Prevenção criminal pelo design ambiental; CPTED; Segurança pública; Percepção de segurança; Parques públicos.