SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3Relações com o trabalho: histórias de servidores de um hospital de custódia e tratamento psiquiátrico“Os dois lados da moeda”: percepção de estudantes sobre os benefícios da pior experiência escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

SAHAO, Fernanda Torres; YOSHIY, Shimeny Michelato; MIGUEL, Fabiano Koich  e  KIENEN, Nádia. Desenvolvimento de comportamentos de estudo de universitários: elaboração e avaliação piloto de uma capacitação. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2021, vol.14, n.3, e17109.  Epub 20-Jan-2025. ISSN 1983-8220.  https://doi.org/10.36298/gerais202114e16592.

Estudar é um comportamento complexo e requerido para o sucesso acadêmico e profissional, apesar de raramente ensinado. Os objetivos deste artigo são descrever o processo de construção de um programa de capacitação para desenvolver comportamentos de estudo em universitários baseado nos princípios de uma tecnologia de ensino (PCDC) e apresentar resultados preliminares relacionados à sua aplicação. O programa foi formulado em três etapas: seleção dos comportamentos-objetivo a serem ensinados; sequenciamento e organização desses comportamentos-objetivo em módulos; planejamento das condições de aprendizagem. A capacitação resultou em quatro módulos - gestão do ambiente físico, gestão do tempo, leitura funcional e automonitoramento - e foi aplicada em 14 estudantes de Psicologia. Foram aplicados instrumentos validados que avaliam comportamentos de estudo. A comparação dos dados com pré e pós-teste, utilizando teste t de Student, indica que o programa foi eficiente para desenvolver comportamentos relacionados ao planejamento de tempo, autoconhecimento e pré-requisitos para leitura funcional.

Palavras-chave : tecnologia de ensino; estudantes universitários; Análise do Comportamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )