SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3Redes sociais significativas no contexto de pacientes em cuidados paliativos: revisão integrativaAdaptação e evidências preliminares de validade da Relational Aggression Subscale índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

MELO, Júlio César Resende  e  MATIAS, Neyfsom Carlos Fernandes. Aprender Matemática: um conto de fadas ou uma história de terror?. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2022, vol.15, n.3, e18318.  Epub 20-Jan-2025. ISSN 1983-8220.  https://doi.org/10.36298/gerais202215e18318.

Este artigo relata os achados de uma pesquisa cujo objetivo foi apurar os pensamentos relacionados à Matemática de estudantes do ensino fundamental – anos iniciais e anos finais – e a partir disso identificar possíveis concepções acerca dessa disciplina e como elas se modificam no decorrer dos anos escolares. As concepções foram apuradas a partir da técnica Brainstorming, aplicada para 129 alunos, agrupados pelo ano escolar - 3°, 6°, 7° e 9° anos -, de escolas públicas de uma cidade do interior de Minas Gerais. As comparações entre os grupos, realizadas a partir do teste de Qui-Quadrado, apontaram diferenças significativas. Observou-se que os discentes que se encontram em séries mais avançadas (6°, 7° e 9° anos) atribuem mais valores negativos à disciplina. Essas informações enfatizam a importância de diretores e professores, em parceria com pedagogos e psicólogos, desenvolverem estratégias a fim de evitar a aversão à Matemática.

Palavras-chave : Aprendizagem de Matemática; Aversão à Matemática; Atribuições dadas à Matemática; Brainstorming.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )