SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Arte para que(m)?: Oficina de Artes com crianças e jovens em contexto de desigualdade socialEstágio em Psicologia Clínica e supervisão em Serviços-Escola de Psicologia: caracterização e avaliação de estagiários índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Articulo

Indicadores

Compartir


Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versión On-line ISSN 1983-8220

Resumen

BINI, Mara Cristina Normidio  y  SILVA, Andressa Melina Becker da. Violência contra a mulher: uma revisão sistemática da literatura na perspectiva da psicologia. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2023, vol.16, n.2, e19787.  Epub 12-Mayo-2025. ISSN 1983-8220.  https://doi.org/10.36298/gerais202316e19787.

Este estudo teve como objetivo analisar o que os estudos científicos falam sobre violência contra a mulher, especificamente em relação aos tipos de violência, as intervenções realizadas com as mesmas e as estratégias de enfrentamento utilizadas por elas. Realizou-se uma revisão sistemática de literatura dos últimos cinco anos nas bases de dados do Portal da Biblioteca Virtual da Saúde, SciELO e PePSIC, e dos 11.537 artigos obtidos, foram selecionados 43 para leitura conforme os critérios de inclusão e exclusão. Em 87,04% dos estudos o principal autor da violência era do convívio da vítima. A violência mais frequente foi a violência física acompanhada da violência psicológica e sexual. O uso de álcool e drogas ilícitas foram os maiores fatores de risco. A violência traz agravantes para a saúde física e psicológica da mulher. O acolhimento psicológico e o apoio social se mostraram eficazes para a redução do sofrimento. Pesquisas futuras devem investigar estratégias de enfrentamento adaptativas e políticas públicas devem ser sugeridas.

Palabras llave : Violência contra a mulher; Violência psicológica; Psicologia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )