SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número4Estressores na Enfermagem: Associação com Variáveis Sociodemográficas, Burnout e Suporte LaboralAs Empresas Juniores Contribuem para Mudanças Pessoais em Universitários? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

REIS, Lucimar dos Santos  e  MOURAO, Luciana. Conciliação Trabalho-Família: Desafios de Líderes Pais e Mães em Home Office na Pandemia. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2022, vol.22, n.4, pp.2260-2268.  Epub 02-Dez-2024. ISSN 1984-6657.  https://doi.org/10.5935/rpot/2022.4.24359.

Na pandemia muitas pessoas precisaram trabalhar remotamente. O objetivo desse estudo foi discutir a rotina e os desafios da conciliação trabalho-família de líderes pais e mães em home office na pandemia. Realizamos digitalmente e gravamos 24 entrevistas semiestruturadas com 13 mulheres e 11 homens, todos com filhos. Em seguida, criamos um corpus textual para homens e outro para mulheres, ambos submetidos ao sistema Iramuteq para análise de similitudes. Os resultados revelaram três eixos centrais dos discursos. No Eixo Gestão, aparecem questões da rotina laboral da equipe, mas as mulheres descrevem também questões de discriminações de gênero e raça. No Eixo Vida Profissional, líderes de ambos os sexos destacaram questões relativas à carreira. No Eixo Família, houve diferenças na conciliação trabalho-família, com evidente sobrecarga para as mulheres. Esse estudo amplia a discussão sobre a divisão do trabalho doméstico não remunerado e discriminações no desenvolvimento na carreira.

Palavras-chave : conciliação trabalho-família; gênero; liderança; raça.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )