SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Prevalência e Preditores de Transtornos Mentais Comuns entre Professores Universitários do Interior CearenseCompetências Laborais Professionais na Formação de Gerentes na Venezuela índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

FERREIRA, João Cesar de Souza; KUBO, Edson Keyso de Miranda  e  FARINA, Milton Carlos. Comportamento Desviante: Relações entre Violação do Contrato Psicológico e a Cultura Organizacional. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2023, vol.23, n.1, pp.2383-2392.  Epub 02-Dez-2024. ISSN 1984-6657.  https://doi.org/10.5935/rpot/2023.1.23725.

Esse artigo investiga o papel da violação do contrato psicológico mediado pela cultura organizacional na propensão ao comportamento desviante no ambiente de trabalho. Não havia até o momento um modelo que evidenciasse como a relação entre esses três construtos ocorrem de maneira conjunta. Participaram dessa pesquisa 165 colaboradores do varejo farmacêutico por meio de pesquisa exploratória descritiva. O modelo foi testado mediante o uso de equações estruturais. Observou-se que determinados tipos de cultura organizacional medeiam a relação entre violação do contrato psicológico e comportamento desviante no trabalho. Conclui-se que a cultura organizacional de mercado e adhocrática não medeiam a relação entre violação do contrato psicológico e comportamento desviante no trabalho. Não obstante, a cultura organizacional hierárquica tem efeito inibidor do comportamento desviante no trabalho, devido ao rígido controle das pessoas, o que se mostrou diferente da cultura clã.

Palavras-chave : comportamento desviante no local de trabalho; cultura organizacional; sentimentos de violação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )