SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Construção e Evidências de Validade da Escala de Intenção de Abandono do Trabalho entre Docentes (EIAT) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

STOCK, Tatiana Otto; SILVA, Maria Leonor Gonsales Martins da; GUIMARAES, Stéphanie da Selva  e  COSTA, Angelo Brandelli. Experiência e Percepção das Trabalhadoras de DEAMs sob Influência da Pandemia de COVID-19. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2023, vol.23, n.2, pp.2518-2527.  Epub 29-Nov-2024. ISSN 1984-6657.  https://doi.org/10.5935/rpot/2023.2.24052.

Devido à preocupação sobre como a pandemia impactaria na violência contra as mulheres e considerando a complexidade que envolve essa problemática, o objetivo desse estudo é entender a experiência das agentes policiais no trabalho na Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) durante a pandemia de COVID-19. Trata-se de um estudo qualitativo, exploratório e transversal, realizado a partir de entrevistas semiestruturadas com trabalhadoras das DEAMs e analisadas a partir da Análise Temática. Como resultado, emergiram três principais temas e dez subtemas relacionados a aspectos institucionais, sociais e à pandemia. Destacam-se os fatores (a) importância do ambiente de trabalho para a saúde e satisfação laboral e (b) impacto das medidas de segurança da COVID-19 no funcionamento institucional. A partir da análise das entrevistas, conclui-se que há necessidade de maior investimento do Estado em relação ao pessoal, à efetividade legislativa e à rede especializada. Dessa forma, seriam asseguradas condições de trabalho adequadas para um atendimento respeitoso e eficaz.

Palavras-chave : violência contra as mulheres; trabalhadoras; pandemia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )