SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Os Efeitos do Presenteísmo na Produtividade e na Saúde Mental dos Trabalhadores na Pandemia da COVID-19Associação entre Clima Ético e Síndrome de Burnout entre Enfermeiros Hospitalares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

MEDEIROS-COSTA, Mateus Estevam; MELO, Cynthia de Freitas; MACIEL, Regina Heloisa  e  FALCAO, Jorge Tarcísio da Rocha. O Custo Humano Despendido pelos Profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-192) Durante a COVID-19. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2023, vol.23, n.3, pp.2597-2607.  Epub 29-Nov-2024. ISSN 1984-6657.  https://doi.org/10.5935/rpot/2023.3.24836.

Durante a pandemia de COVID-19, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), desempenhou um papel essencial no atendimento e transporte de pacientes. No entanto, as condições de trabalho e o custo humano enfrentado pelos trabalhadores do SAMU nesse contexto são pouco explorados. Esse estudo avaliou o contexto de trabalho e o custo humano na perspectiva dos profissionais do SAMU durante a pandemia, com uma amostra de 179 trabalhadores em 16 estados brasileiros. Os resultados revelaram que cerca de 80% dos trabalhadores enfrentaram condições de trabalho críticas a graves, assim como problemas na organização do trabalho e nas relações socioprofissionais. O custo humano, especialmente o custo cognitivo, também foi elevado, afetando cerca de 78,2% dos trabalhadores do SAMU. Destaca-se a influência significativa da organização do trabalho sobre o custo humano, especialmente o custo cognitivo.

Palavras-chave : SAMU; saúde do trabalhador; condições de trabalho; COVID-19; ergonomia da atividade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )