SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Paixão pelo Trabalho e Workaholismo: Explorando o Papel Mediador da PersistênciaSentidos, Negociações, Precarizações: Marcas nas Trajetórias de Cuidadoras Profissionais de Pessoas Idosas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

SOUSA, Alline Alves de et al. Bases de Poder Social e Assédio Moral no Trabalho de Professores(as) Universitários(as). Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2023, vol.23, n.3, pp.2663-2671.  Epub 29-Nov-2024. ISSN 1984-6657.  https://doi.org/10.5935/rpot/2023.3.24547.

O assédio moral no contexto universitário pode atingir professores vulneráveis a relações interpessoais violentas. O objetivo dessa pesquisa foi analisar a influência das bases de poder dos colegas de trabalho sobre o assédio moral (definido pelas dimensões condições de trabalho, preconceito e humilhação). A partir da coleta de dados on-line obteve-se uma amostra de 223 professores, sendo 57,8% mulheres, com média de idade de 47,5 (DP = 10,1). Os resultados mostraram que docentes mulheres tendem a vivenciar mais preconceito e condições de trabalho que caracterizam o assédio moral quando comparadas aos homens. As análises de regressão evidenciaram que o poder coercitivo - uma das facetas das bases de poder - prediz condições de trabalho e humilhação. Já o poder legítimo - outra base de poder - prediz preconceito e humilhação. Destaca-se a importância da promoção de processos de gestão de pessoas que visem a melhoria nas relações interpessoais entre professores para a prevenção do assédio moral.

Palavras-chave : assédio moral; bases de poder; professores universitários.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )