SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue3Influence of working memory in two tests used for episodic memory assessment in multiple sclerosisReview of progress in the study of the self-perceptions of children with Attention Deficit Disorder with Hyperactivity (ADHD) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Neuropsicologia Latinoamericana

On-line version ISSN 2075-9479

Abstract

RUBIALES, Josefina; BAKKER, Liliana  and  RUSSO, Daiana. Flluência verbal fonêmica e semântica em crianças com transtorno de déficit de atenção com hiperatividade. Neuropsicologia Latinoamericana [online]. 2013, vol.5, n.3, pp.7-15. ISSN 2075-9479.  https://doi.org/10.5579/rnl.2013.0153.

Objetivo: analisar a fluência verbal semântica e fonêmica em crianças com diagnóstico de transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH). Método: Foram formados, intencionalmente, dois grupos, sendo a amostra clínica composta por 34 crianças com diagnóstico de TDAH escolarizados da cidade Mar del Plata, Argentina, com idades entre 8 e 14 anos, 13 com diagnóstico de TDAH do subtipo desatento e 21 com diagnóstico de TDAH do subtipo combinado; a amostra controle foi composta por 70 crianças sem diagnóstico de TDAH emparelhadas por sexo, idade e escolaridade. Para avaliar a fluência verbal, utilizou-se a tarefa de fluência verbal fonêmica, palavras que começam com a letra M, e a tarefa de fluência verbal semântica, palavras que pertencem a categorias de animais, da Bateria Neuropsicológica Infantil. Resultados: as crianças com TDAH apresentaram um desempenho inferior na fluência verbal semântica na produção total de palavras e na quantidade de clusters e switches descontínuos, e na fluidez fonológica em quantidade total de palavras, intrusões e quantidade de clusters e switches descontínuos; observaram-se maiores diferenças na quantidade total de palavras na fluência fonêmica. Conclusões: os resultados obtidos na avaliação de clusters e switches destacam a importância em considerar este processo nas tarefas de fluidez verbal, tanto fonológica, quanto semântica, já que aparecem como uma possível medida de controle executivo nas crianças com TDAH permitindo aumentar o poder descritivo destas provas.

Keywords : Transtorno por déficit de atenção com hiperatividade; Fluidez verbal semântica e fonológica; Funções executivas.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License