SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número1De Kant a Mouffe: Desenvolvendo argumentos positivos acerca do reconhecimento de "famílias homoafetivas" pelo judiciário brasileiroPotência e vulnerabilidades masculinas no campo do HIV/AIDS: a intervenção psicoterapêutica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

REIS, Ramon Pereira dos. Eu tenho medo de ficar afeminado: performances e convenções corporais de gênero em espaços de sociabilidade homossexual. Rev. NUFEN [online]. 2012, vol.4, n.1, pp.73-87. ISSN 2175-2591.

Trata-se de um investimento analítico sobre performances e convenções corporais de gênero de homens homossexuais frequentadores de dois espaços de sociabilidade homossexual - Lux e Malícia - em Belém, Pará. Alargando as análises para além dos espaços referidos, interessa-me perscrutar situações em que os entrevistados expuseram falas de constrangimento ou medo de se efeminarem e, de que a presença em algum dos lugares supracitados pudesse trazer feminilização na constituição de si. Para tanto, realizei observações diretas nos espaços e entrevistei nove homens homossexuais, com aplicação de questionário semiestruturado, entre agosto de 2010 a agosto de 2011. Pude constatar que Lux e Malícia retratam, através dos seus frequentadores e dos equipamentos disponíveis, a produção de performances corporais e de gênero distintas: representadas pela repulsa e recusa à uma feminilidade espalhafatosa que é "produzida" pela Lux, em contraponto à uma masculinidade respeitável "produzida" pelo Malícia.

Palavras-chave : convenções corporais de gênero; espaços de sociabilidade homossexual; homens homossexuais; performances.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )