SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2Revisão dos aspectos monadológicos da teoria de Carl Rogers à luz da fenomenologia social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

SALES, Yuri de Nóbrega; SOUSA, André Feitosa de  e  CAVALCANTE JUNIOR, Francisco Silva. Ciência e pesquisa centradas na pessoa: três modelos e seus efeitos na condução da investigação acadêmica. Rev. NUFEN [online]. 2012, vol.4, n.2, pp.99-112. ISSN 2175-2591.

Este artigo busca delinear, em uma perspectiva conceitual que se vale de aportes históricos, três modelos metafórico-imagéticos de ciência que são distintos e que podem ser derivados da teoria de Carl Rogers. Enquanto os dois primeiros foram consolidados antes de 1987, ano do seu falecimento, o terceiro, aqui apresentado apenas de forma introdutória, pode ser considerado um desafio póstumo originado do conceito de Tendência Formativa, proposto pelo autor já na década de 1970. Parte-se da compreensão que a Abordagem Centrada na Pessoa herdou uma dimensão científica e uma postura acadêmica que devem ser atualizadas na contemporaneidade ou descartadas enquanto elementos defasados. Para realizar tal julgamento, entretanto, é preciso conhecer a racionalidade imagética que embasa estes dois modelos consolidados de ciência, tarefa brevemente realizada neste artigo, e conceber as possibilidades metodológicas provindas do conceito de tendência formativa.

Palavras-chave : terapia centrada no cliente; ciência; métodos de pesquisa; construção de conhecimento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )