SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2O ato de pensar e a construção da memória na prisão: estratégias criativas de resistênciaA música dos sonhos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Trivium - Estudos Interdisciplinares

versão On-line ISSN 2176-4891

Resumo

FLORSHEIM, David Borges  e  BERLINCK, Manoel Tosta. A Miséria da Psicopatologia. Trivium [online]. 2014, vol.6, n.2, pp.68-74. ISSN 2176-4891.

O campo do discurso sobre o sofrimento psíquico, a Psicopatologia, possui uma longa e rica tradição; contudo, num contexto como o nosso, no qual os saberes se encontram altamente especializados, muitos parecem optar por ignorar essa tradição, recolhendo-se em grupos fechados. Se o sectarismo pode favorecer uma segurança intelectual quanto aos próprios fundamentos, por outro lado, torna-se uma postura miserável justamente por desconsiderar outros pontos de vista. Considerando a diferença entre rigor e rigidez, buscou-se aqui pensar a influência da Antropologia Fundamental para a Psicopatologia Fundamental. Esta última se configura como um ideal de comunicação que considera a diversidade de perspectivas.

Palavras-chave : Psicopatologia Fundamental; Antropologia Fundamental; Diálogo; Sectarismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )