SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Psicologia e espiritualidade: existe espaço no divã para a transcendência?Formação em psicologia: o princípio da integralidade e a teoria da autopoiese índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

COSSI, Rafael Kalaf. Desvinculação da experiência transexual do diagnóstico psicanalítico de psicose. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2014, vol.6, n.1, pp.9-17. ISSN 2177-093X.

Este artigo pretende contribuir para a pesquisa sobre a transexualidade em psicanálise e abrir novas possibilidades de compreensão deste quadro clínico. As teses de Robert Stoller - clássicas sobre o tema -, assim como os trabalhos de psicanalistas lacanianos, tais como os de Safouan (1979) e Czermack (1991), relegam a transexualidade ao campo da patologia. Tais psicanalistas lacanianos defendem uma clínica que restringe a transexualidade à psicose, pois creem que, neste caso, recaem a Verwerfung e a foraclusão do Nome-do-pai. Este trabalho pretende expor equívocos nos fundamentos desta concepção. Trata-se de mostrar que a Verleugnung, mecanismo em jogo no psiquismo comum e no modo atual de funcionamento do social, opera também na transexualidade. Desta forma, este artigo pode desempenhar um importante papel para a desarticulação da transexualidade do diagnóstico psicanalítico de psicose e do campo da psicopatologia.

Palavras-chave : Transexualidade; Psicanálise; Psicose; Verleugnung.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )