Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Revista Psicologia e Saúde
versão On-line ISSN 2177-093X
Resumo
CUNHA, Vivian Fukumasu da et al. Religiosidade/Espiritualidade na Prática em Enfermagem: Revisão Integrativa. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2022, vol.14, n.2, pp.131-150. Epub 05-Jul-2024. ISSN 2177-093X. https://doi.org/10.20435/pssa.v14i2.1287.
Introdução:
Embora a dimensão religiosa/espiritual seja um dos vértices do cuidado em saúde, tem despertado dúvidas quanto à sua operacionalização na prática profissional.
Objetivo:
Compreender de que modo a religiosidade/espiritualidade (R/E) está presente na atuação profissional em Enfermagem.
Método:
Revisão integrativa da literatura científica realizada em seis bases de dados/bibliotecas do campo da saúde, incluindo artigos publicados entre janeiro de 2008 e dezembro de 2021.
Resultados e Discussões:
O corpus foi composto por 21 estudos, em sua maioria qualitativos (85,72%), com primeiro autor brasileiro (57,15%). A R/E se faz presente na prática em Enfermagem, de maneira que algumas atitudes, disposições e comportamentos parecem indispensáveis para o cuidado religioso/espiritual e alguns contextos parecem mais propícios para tal integração.
Conclusão:
O lugar que a R/E ocupa dentro da Enfermagem ainda não está consolidado, existindo diversos questionamentos e dilemas éticos em aberto. Recomenda-se a realização de estudos que possam oferecer evidências para a prática em termos da incorporação dessa dimensão no cuidado em saúde.
Palavras-chave : espiritualidade; religião; enfermagem; enfermeiras e enfermeiros; prática profissional.