SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3Percepção de Codependência e Estratégias de Enfrentamento de Familiares de Usuário de DrogasAssociação entre Atividade Física e Aspectos Emocionais de Idosos durante a Pandemia da Covid-19 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

MORAES, Pedro Henrique  e  ZAMBENEDETTI, Gustavo. Psicologia e Políticas Públicas no Sudeste Paranaense: Potencialidades e Desafios. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2022, vol.14, n.3, pp.17-30.  Epub 08-Jul-2024. ISSN 2177-093X.  https://doi.org/10.20435/pssa.v14i3.1806.

A atuação da Psicologia nas políticas públicas se expandiu no Brasil. O objetivo deste estudo foi mapear a inserção de psicólogas(os) no Sistema Único de Saúde (SUS) e no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em uma Regional no Estado do Paraná, Brasil. Foi realizada uma pesquisa descritiva, por meio da consulta aos Cadastros Nacionais e cruzamento com consulta às gestões dos nove municípios da Regional. Foi identificada a inserção de 20 psicólogas no SUS e 28 no SUAS. Na assistência social, predomina a atuação na proteção social básica e o vínculo estatutário, enquanto na saúde predomina a atuação no nível especializado, com contratos via pessoa jurídica. A discussão ressalta três aspectos: a defasagem dos cadastros em relação aos serviços; as particularidades da inserção da psicologia nas políticas públicas; os vínculos e a precarização do trabalho. Diante do cenário de consolidação da inserção da Psicologia nas políticas públicas, indicam-se desafios à atuação e formação profissional..

Palavras-chave : Psicologia; Políticas Públicas; Sistema Único de Saúde; Sistema Único de Assistência Social; Assistência Social.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )