SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15Eventos Toxicológicos Relacionados a Medicamentos em Mulheres de Idade Fértil“Caso de Amor e Ódio”: Repercussões Subjetivas da Hemodiálise em Pessoas com Doença Renal Crônica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

BARROS, Aline Mattos Braga  e  BRANCO, Andréa Batista de Andrade Castelo. Proposta de Instrumento para Atendimento Psicológico em Cuidados Paliativos Neonatais. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2023, vol.15, e15172055.  Epub 09-Ago-2024. ISSN 2177-093X.  https://doi.org/10.20435/pssa.v15i1.2055.

Os Cuidados Paliativos Neonatais são importantes, pois muitos bebês internados nas Unidades de Terapia Intensiva atendem aos critérios de elegibilidade, mas poucos recebem esses cuidados. Esta pesquisa, de delineamento qualitativo e natureza interventiva, objetivou a elaboração de um instrumento de atendimento psicológico para cuidados paliativos neonatais. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas com cinco psicólogos que atuavam em dois hospitais públicos, e utilizou-se a Análise de Conteúdo para interpretação dos dados. A investigação do material empírico e da literatura permitiu a elaboração do instrumento. Os resultados evidenciaram a necessidade de incluir no instrumento: avaliação dos critérios para cuidados paliativos; dados sobre gestação e parto; informações sobre diagnóstico, tratamento e prognóstico; interação com a equipe e vinculação com a família; reações emocionais da mãe; e intervenções psicológicas. Concluiu-se que o instrumento sistematizou a prática do psicólogo, favorecendo o acolhimento à família e melhoria assistencial.

Palavras-chave : Psicologia Hospitalar; Cuidados Paliativos; Neonatologia; Unidades de Terapia Intensiva.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )