Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Revista Psicologia e Saúde
versão On-line ISSN 2177-093X
Resumo
SANTOS, Manoel Antônio dos et al. Psicoterapia Psicanalítica de Grupo no Cuidado de Pacientes com Transtornos Alimentares. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2023, vol.15, e15252458. Epub 09-Ago-2024. ISSN 2177-093X. https://doi.org/10.20435/pssa.v15i1.2458.
Introdução: A psicoterapia psicanalítica de grupo pode contribuir para promoção do cuidado e reabilitação de pessoas com transtornos alimentares (TAs). Este estudo tem como objetivo compreender o potencial terapêutico do grupo oferecido para pessoas com TAs no contexto de um serviço especializado. Método: Estudo qualitativo exploratório, realizado com 12 pacientes de um serviço ambulatorial e desenvolvido por meio da análise dos relatos obtidos durante as sessões do grupo terapêutico. Cinco encontros consecutivos foram audiogravados e transcritos na íntegra. Os dados foram submetidos à análise temática indutiva e interpretados com base no referencial teórico da Psicanálise das Configurações Vinculares. Resultados e Discussão: Foram elaborados três temas: (1) Sentindo-se compreendida; (2) Enfrentando preconceitos e estigmatização; (3) Transformando dor em potência. Os resultados permitiram identificar possíveis elementos catalisadores de mudança no grupo, incluindo a promoção de uma atmosfera acolhedora, atenciosa e livre de julgamentos, cultivando o cuidado mútuo e reforçando o senso de pertencimento. Conclusões: O setting grupal pode funcionar como mediador de mudança terapêutica ao promover um ambiente permissivo, inclusivo e confiável, que fortalece os vínculos e favorece a implicação subjetiva dos pacientes em seu processo de tratamento.
Palavras-chave : Distúrbios do Ato de Comer; Psicoterapia de Grupo; Grupos de Apoio; Psicanálise das Configurações Vinculares; Escuta Psicanalítica.