SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15El Plantón Psicológico Remoto Dispositivo de Acogida a la Urgencia Subjetiva de Mujeres en la PandemiaLa Escucha Psicoanalítica Ante la Muerte: La Construcción de un Caso Clínico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Revista Psicologia e Saúde

versión On-line ISSN 2177-093X

Resumen

MESQUITA, Marina Leorne Cruz  y  DARRIBA, Vinicius Anciães. O que Pode um Psicanalista na Pediatria Oncológica: Do Luto ao Desejo do Analista. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2023, vol.15, e15272213.  Epub 09-Ago-2024. ISSN 2177-093X.  https://doi.org/10.20435/pssa.v15i1.2213.

Este artigo parte das reflexões e dos questionamentos advindos da prática como psicóloga residente no setor pediátrico de um hospital oncológico. Local onde entramos em contato com crianças e adolescentes atravessados pelos efeitos físicos e psíquicos do tratamento do câncer. A partir da orientação ética e teórica psicanalítica, oferecemos um lugar de fala a esses seres, muitas vezes silenciados pela lógica médica. Diante disso, surgem os questionamentos: o que podemos oferecer a essas crianças e esses adolescentes? Como fazer valer a orientação psicanalítica diante da dureza do adoecimento e tratamento oncológico? E, então, o que pode um analista no acompanhamento de crianças e adolescentes com câncer? Com o objetivo de nortear nossas respostas, apresentamos um caso clínico como instrumento para a realização de um estudo teórico-clínico, guiado pelos ensinamentos de Freud e Lacan. O trabalho de luto e o real da clínica guiam a discussão a partir da análise da prática clínica. No retorno à teoria, chegamos ao desejo do analista como função que possibilita a sustentação do nosso trabalho diante do real da clínica oncológica com crianças e adolescentes.

Palabras clave : Psicanálise; Câncer; Pediatria; Ética Clínica; Luto.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )