SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15Violência de Gênero: Feminilidade, Corpo e Masoquismo sob a Ótica da Psicanálise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

BUSTAMANTE, Vania  e  BERRUTI, Rosa Maria Silva. Saúde Mental Infantil, Continência e Remalhagem dos Vínculos Familiares em Tempos de Pandemia. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2023, vol.15, e15302165.  Epub 09-Ago-2024. ISSN 2177-093X.  https://doi.org/10.20435/pssa.v15i1.2165.

O presente trabalho busca refletir sobre as possibilidades de oferecer cuidado em saúde mental a crianças e suas famílias em serviços que trabalham na perspectiva da atenção psicossocial, usando meios de contato remoto, em tempos da pandemia causada pela covid-19. O trabalho foi desenvolvido no programa de saúde mental “Brincando em Família”, um espaço permanente de ensino, pesquisa e extensão da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador, que atua integrando contribuições psicanalíticas com o modo de atenção psicossocial. O método envolveu uma construção de caso clínico de uma criança de 9 anos e sua mãe, acompanhadas ao longo de 7 meses, por meio de um aplicativo de mensagens. Os resultados evidenciam que o cuidado, o qual integra aportes da clínica da continência e da psicanálise dos vínculos, propicia a ampliação das possibilidades familiares de lidar psiquicamente com as experiências emocionais e contribui para o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, o que vai ao encontro das propostas do modo de atenção psicossocial. Trata-se de experiências que ampliam as possibilidades de cuidado para além do contexto pandêmico em que foram iniciadas.

Palavras-chave : Saúde Mental Infantil; Família; Psicanálise; Atenção Psicossoocial; Covid-19.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )