SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16Mapeamento do Programa de Cessação do Tabagismo na Rede Pública de Florianópolis: Histórico e CaracterizaçãoA Emergência da Perspectiva Psicossocial para Pensar a Cis-Heteronormatividade na Identidade de Homens índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

DOURADO, Amanda Dias; ZAMBRONI-DE-SOUZA, Paulo César  e  BOLIS, Ivan. A Relação Entre a Pandemia da Covid-19 e Ações de Saúde Mental no Trabalho. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2024, vol.16, e1672490.  Epub 22-Jul-2024. ISSN 2177-093X.  https://doi.org/10.20435/pssa.v15i1.2490.

O objetivo deste estudo foi compreender a percepção dos profissionais da gestão de pessoas em relação às mudanças nas ações de saúde mental decorrentes do período de pandemia de covid-19. A Psicodinâmica do Trabalho foi utilizada como referência teórica principal. Trata-se de um estudo de campo do tipo qualitativo, com delineamento não experimental e com caráter descritivo e exploratório. Participaram 13 profissionais da gestão de pessoas de diferentes lugares do Brasil. Foram realizadas entrevistas individuais e online por meio da plataforma Google Meet, investigadas pela análise de conteúdo temática. Os resultados mostram que houve o desenvolvimento de projetos em saúde mental no modelo online e iniciativas de contratação de psicólogos. Entretanto, as ações não estimularam a formação de espaços de deliberação que produzissem um coletivo capaz de proteger a saúde mental dos trabalhadores. Igualmente, ainda há uma atribuição de ações legalistas, de cumprimento das normas legais.

Palavras-chave : pandemia; gestão de pessoas; saúde mental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )