Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Revista Psicologia e Saúde
versão On-line ISSN 2177-093X
Resumo
LAGO, Aldina de Santana et al. Violência Doméstica Contra a mulher: um Estudo de Representações Sociais com Policiais Militares. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2024, vol.16, e16262368. Epub 03-Fev-2025. ISSN 2177-093X. https://doi.org/10.20435/pssa.v16i1.2368.
Objetivo:
Identificar a estrutura das representações sociais de policiais militares acerca da violência doméstica contra a mulher.
Método:
Estudo qualitativo fundamentado na abordagem estrutural da Teoria de Representações Sociais, com 110 policiais da Polícia Militar de Salvador, Bahia, Brasil, entre julho/agosto de 2022, com aplicação do Teste de Associação Livre de Palavras e entrevistas semiestruturadas. A análise das evocações utilizou o quadro de quatro casas e a árvore máxima de similitude, configurados no openEvoc e IRaMuTeQ, contextualizada com trechos das entrevistas.
Resultados:
O processo de análise revelou um conjunto de palavras que objetivam a violência doméstica como decorrente do “machismo” e “dependência” que, por sua vez, gera “desrespeito”, “poder”, “álcool”, “drogas”, “agressão”, “covardia”, “medo”, “impunidade”.
Discussões:
Para o grupo investigado, a estrutura da representação social da violência doméstica está ancorada em termos que remetem a uma construção social e cultural histórica centrado no machismo.
Conclusões:
O estudo poderá direcionar ações educativas e políticas públicas para aperfeiçoamento de policiais militares referente a questões de gênero e (res)significação dos atendimentos, favorecendo a melhoria dos serviços e redução dos agravos à saúde das mulheres.
Palavras-chave : violência contra a mulher; violência doméstica; polícia; representação social.