SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16Violencia doméstica Contra la Mujer: Un Estudio de las Representaciones Sociales con Policia MilitaryExperiencia de Racismo Institucional por Mujeres Negras en los Servicios de Salud índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Revista Psicologia e Saúde

versión On-line ISSN 2177-093X

Resumen

ARAUJO, Gleyde Raiane de et al. Procrastinação Acadêmica: Contribuições de Variáveis Demográficas e da Ansiedade Cognitiva de Provas em Universitários Brasileiros. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2024, vol.16, e16272489.  Epub 03-Feb-2025. ISSN 2177-093X.  https://doi.org/10.20435/pssa.v16i1.2489.

O presente estudo teve como objetivo verificar em que medida a ansiedade cognitiva de provas explica a procrastinação acadêmica, controlando o efeito influência das variáveis sexo e idade, em universitários da região Nordeste. A amostra contou com 570 universitários (Midade = 22,43; DP = 5,43; com idades variando de 18 a 56 anos). Esses eram em maioria mulheres (59,5%), de instituições públicas (59,8%), que cursavam em maioria Psicologia (41,8%) e Fisioterapia (11,1%). Utilizou-se a Escala de Ansiedade Cognitiva de Provas, a Escala de Procrastinação de Tuckman e questionário sociodemográfico. Por meio do SPSS, foram realizadas análises de correlação e regressão linear hierárquica. Os resultados indicaram que ansiedade cognitiva de provas e idade contribuíram para a explicação da procrastinação acadêmica, não sendo significativa a contribuição da variável sexo. No modelo final, o conjunto de variáveis explicou 18% da variação total. Conclui-se que o componente cognitivo da ansiedade de provas funciona como fator de risco para o comportamento procrastinador no contexto acadêmico, principalmente em universitários mais jovens.

Palabras clave : ansiedade de provas; procrastinação; universitários.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )