SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16Ideação Suicida em Adolescentes de uma Escola de Ensino Médio no Interior Cearense: Possíveis MotivaçõesMortalidade por Suicídio em Idosos no Sertão da Paraíba índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

STURMER, Giulia; CORREA, Izabella Decknes  e  MIRANDA, Rodrigo Lopes. A Saúde Mental de Familiares de Pessoas com TEA: Uma Análise Bibliométrica (2001-2023). Rev. Psicol. Saúde [online]. 2024, vol.16, e16442374.  Epub 04-Abr-2025. ISSN 2177-093X.  https://doi.org/10.20435/pssa.v16i1.2374.

O transtorno do espectro autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento que tem como principais características o prejuízo persistente na comunicação social recíproca, nos comportamentos restritos e repetitivos e na interação social. A família e os cuidadores envolvidos são os primeiros a ter sua saúde mental comprometida ao lidar com indivíduos com esse transtorno, podendo gerar estresse, depressão e ansiedade. O presente estudo caracteriza-se como método bibliométrico, que tem como objetivo descrever e analisar a produção científica sobre a saúde mental de familiares de pessoas autistas, entre 2001 e 2023, usando três bases de dados, segundo sete descritores. Os resultados indicam um número baixo de estudos e publicações sobre essa problemática, sendo mais recorrentes o tema sobre a sobrecarga da mãe e o impacto do diagnóstico. Estes estudos são necessários para a compreensão da dinâmica familiar de indivíduos autistas e do sofrimento mental de seus cuidadores, possibilitando, assim, uma maior atenção e cuidado dessa população.

Palavras-chave : transtorno de espectro autista; família de pessoas com deficiência; saúde mental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )