SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16Case Report: Neuropsychological Assessment after Acute StrokeLa Inserción del Psicólogo en Programas de Cesación de Uso de Productos del Tabaco: Comportamientos Básicos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Articulo

Indicadores

Compartir


Revista Psicologia e Saúde

versión On-line ISSN 2177-093X

Resumen

BAGATIN, Thiago  y  BOARINI, Maria Lucia. Manicômio Judiciário: O Arcaico que se Mantém Incólume. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2024, vol.16, e16202503.  Epub 03-Feb-2025. ISSN 2177-093X.  https://doi.org/10.20435/pssa.v16i1.2503.

Na ciência psiquiátrica tradicional, em geral, a noção de periculosidade é atribuída ao sujeito com transtorno mental e não às condições que o levaram a manejar seu comportamento. Ignora-se, portanto, que as ações, criminosas ou não, são fenômenos complexos, que resultam da interação entre os sujeitos e a realidade concreta. Nosso objetivo é demonstrar a importância da estruturação dos serviços de saúde mental como forma de atenção à pessoa com transtorno mental em conflito com a lei. Para tanto, reconstruímos, por meio de estudo de caso, a relação emblemática de uma pessoa que sofre psiquicamente com os serviços de saúde mental. Nossa pesquisa revelou que a periculosidade pode ser gerada muito mais nos entreveros do Estado do que nas condições apresentadas pela pessoa com transtorno mental em conflito com a lei.

Palabras llave : manicômio judiciário; periculosidade; reforma psiquiátrica; Rede de Atenção Psicossocial.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )