SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2Maternidade, sofrimento psíquico e redes sociais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista EPOS

versão On-line ISSN 2178-700X

Resumo

BUSTAMANTE, Vânia; NEVES, Darci; MATOS, Marta Silva Dantas de  e  OLIVEIRA, Rosângela Santos. O brincar em família como possibilidade de humanização para crianças no hospital. Rev. Epos [online]. 2014, vol.5, n.2. ISSN 2178-700X.

Apresentamos um relato de experiência do trabalho desenvolvido no projeto "Crianças e famílias" no setor de cardiologia pediátrica de um hospital público em Salvador. Trata-se de um dispositivo que oferece atenção à saúde mental e ao desenvolvimento de crianças cardiopatas e suas famílias em um espaço que propicia interações a partir do brincar. Temos, como suporte teórico, a psicanálise e, mais especificamente, a teoria geral do cuidado e a reflexão sobre a acolhida. O projeto funciona na brinquedoteca da enfermaria e no ambulatório de cardiopediatria. A equipe está formada por uma psicóloga e estudantes de psicologia. No presente trabalho, mostramos situações nas quais as crianças são protagonistas do próprio processo, ao mesmo tempo que os adultos são acolhidos nas suas demandas. Há também situações em que o trabalho realizado com pais e filhos em conjunto possibilita maior autonomia e fortalecimento de vínculos familiares. Destacamos o potencial de um espaço que funciona na enfermaria e no ambulatório. Além disso, defendemos que este dispositivo traz avanços em relação a outras experiências descritas na literatura e apontamos a necessidade de incluir a família quando se trata de brincar com crianças hospitalizadas, pois isto fortalece experiências de integralidade e assistência humanizada.

Palavras-chave : crianças hospitalizadas; brincar; humanização; família.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons