6 2Bullying e projetos de leis no Brasil: uma racionalidade vitimizante e punitiva sobre as relações humanasPane no sistema: o cenário nacional nos 25 anos do estatuto da criança e do adolescente 
Home Page  


Revista EPOS

 ISSN 2178-700X

SCHEINVAR, Estela    SAVIO, Luan. Violência escolar: efeitos da normalização e da prática penal. Rev. Epos []. 2015, 6, 2, pp.53-69. ISSN 2178-700X.

"Violência na escola", preocupação crescente na sociedade brasileira, é o objeto de análise do presente artigo, que entende tal relação como efeito de práticas de normalização sustentadas na lógica penal. O texto destaca tanto a norma quanto a lógica penal como instrumentos fundamentais a produções subjetivas que orientam o funcionamento dos aparelhos que garantem o bom desempenho de uma sociedade pautada no mercado. Uma sociedade que produz o consumo de modos de vida coercitivos, por meio da obediência e da punição. Michel Foucault e Félix Guattari conduzem as análises que levam o texto a colocar em questão as leis como verdades pétreas, problematizando o modo como a produção de verdades torna a escola uma obrigação compulsória. Norma e prática penal destacam-se na escola que temos hoje, definindo uma relação de poder, sempre violenta, pois que a educação escolar cerceia condutas e desejos por meio do controle e da penalização.

: escola; violência; normalização; lógica penal.

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License