SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número1Avaliação do treinamento mental na melhora de desempenho do saque no voleibolAtuação do psicólogo no CREAS em municípios de pequeno porte índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versão On-line ISSN 2236-6407

Resumo

FORMIGA, Nilton S. et al. Fidedignidade da estrutura fatorial da Escala Multidimensional de Reatividade Interpessoal (EMRI). Est. Inter. Psicol. [online]. 2013, vol.4, n.1, pp.64-79. ISSN 2236-6407.

Este estudo tem como objetivo a verificação da consistência interna e estrutura fatorial da escala EMRI avaliadora da empatia em amostra de secundaristas e universitários no estado de Minas Gerais. Os instrumentos que mensuram a empatia podem ser encontrados com facilidade, porém, dos existentes, apenas a escala multidimensional de reatividade interpessoal (EMRI) é a que tem estrutura teórica e de medida de melhor organização, sendo a mais utilizada para avaliar a emaptia. Participaram do estudo 488 sujeitos, do sexo masculino e do sexo feminino, de 14 a 54 anos, distribuídos no nível fundamental e universitários da cidade de Patrocínio-MG. Os sujeitos responderam a Escala Multidimensional de Reatividade Interpessoal e dados sócio-demográficos. A partir de uma analise de equação e modelagem estrutural, observaram-se indicadores psicométricos que garantiram a consistência estrutural da escala, promovendo uma segurança da mensuração teórica do construto da empatia.

Palavras-chave : fidedignidade; modelagem estrutural; empatia; jovens.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )