SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2A Mediação Remota das Afecções do Corpo: Reflexões Sobre Virtualidade e CorporeidadeInventando cuidados em tempo de pandemia: relato de experiência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Polis e Psique

versão On-line ISSN 2238-152X

Resumo

ANDRADE, Anyelle Karine de  e  SILVA, Rafael Bianchi. Psicologia e política de Assistência Social: Discursos sobre a violência infantojuvenil. Rev. Polis Psique [online]. 2023, vol.13, n.2, pp.182-200.  Epub 25-Out-2024. ISSN 2238-152X.  https://doi.org/10.22456/2238-152x.127427.

Esse trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa de revisão narrativa que busca apresentar e discutir as práticas da Psicologia na política de Assistência Social em situações de violência infantojuvenil, tendo como fonte de informações as publicações científicas da área. A pesquisa foi realizada em três bases de dados e contou com um montante final de 23 artigos que foram lidos e analisados. O tema mostra-se relevante pois, ainda nos dias de hoje, crianças e adolescentes aparecem como as maiores vítimas de violência no Brasil e a política de Assistência Social se apresenta como um importante espaço de intervenção visando o enfrentamento de tais situações. Por meio da análise dos artigos científicos, conclui-se que as práticas descritas nas produções ora se articulam com matrizes de pensamento individualizantes e hegemônicas da Psicologia, ora produzem discursos que buscam a construção de saberes pautados na perspectiva social, territorial e no pensamento crítico.

Palavras-chave : Psicologia; Assistência Social; Violência Infantojuvenil; Revisão Narrativa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )