SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3A Escrita E Troca De Cartas Como Estratégia De Pesquisa-IntervençãoOperacionalização Da Articulação Dos Centros De Atenção Psicossocial Na Rede: Perspectiva De Profissionais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Polis e Psique

versão On-line ISSN 2238-152X

Resumo

SANCOVSCHI, Beatriz et al. Articulações Entre Crianças E Telas Durante A Pandemia Da COVID-19: Pela Ótica Dos Responsáveis. Rev. Polis Psique [online]. 2023, vol.13, n.3, pp.31-55.  Epub 25-Out-2024. ISSN 2238-152X.  https://doi.org/10.22456/2238-152x.121795.

O artigo versa sobre os resultados da primeira etapa da pesquisa “Crianças e telas digitais no contexto de isolamento durante a pandemia de COVID-19: Articulações performadas”. Utilizamos a cartografia como metodologia com aplicação virtual de questionários e entrevistas. A análise das respostas dos responsáveis por crianças de até 11 anos, que cumpriram o isolamento físico, gerou 5 analisadores: A pandemia como um ator que produziu um rearranjo no tecido social e nas famílias; Telas como aliadas; Telas como fonte de preocupação; Telas e brincadeiras; Interação presencial x interação online: aulas e videochamadas. Concluímos reafirmando a potência do conceito de articulação para pensar telas, crianças e pandemia em sua complexidade. Com a pandemia houve desarticulação da rede de apoio aos responsáveis e aumento do tempo de telas. Estas ganharam novas funções e acionaram posturas contraditórias nos responsáveis.

Palavras-chave : Tecnologia; Crianças; Coronavírus; Isolamento; Parentalidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )