SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Estereótipos Associados Ao Peso Corporal: A Perspectiva De Adolescentes MexicanosControle Em Deleuze À Luz De Seus Cursos Sobre Foucault índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Polis e Psique

versão On-line ISSN 2238-152X

Resumo

CARDOSO, Maria Luiza Marques  e  ROMAGNOLI, Roberta Carvalho. Uma Máquina De Guerra Por Moradia: Assujeitamentos E Resistências. Rev. Polis Psique [online]. 2023, vol.13, n.3, pp.120-146.  Epub 25-Out-2024. ISSN 2238-152X.  https://doi.org/10.22456/2238-152x.133266.

Este artigo trata das estratégias de luta e resistência de movimentos populares por moradia a partir do conceito de “máquina de guerra”, proposto por Deleuze e Guattari. Discutimos o conceito para, a partir dele, abordar as seguintes questões: Como produzir uma máquina guerreira, caracterizada por sua “essência” nômade, como um dispositivo potente para aqueles que lutam por um lugar para morar? E, após a conquista da moradia, como enfrentar no cotidiano do habitar os dilemas da regularização sedentária da habitação e da erupção de microfascismos que assujeitam e impedem a expansão da vida? As análises apresentadas partem de componentes, processos e configurações sociais e subjetivas mapeados, através do método da cartografia, em ocupações urbanas de Belo Horizonte, Minas Gerais, organizadas pelo Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) Concluímos acerca da importância das estratégias da ocupação para convocar potência em meio à precarização da vida.

Palavras-chave : Esquizoanálise; Ocupações Urbanas; Movimentos Sociais; Micropolíticas De Resistência; Cartografia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )