SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número22Reflexões sobre um caso clínico de stroke mimic conversivo sob a perspectiva da PsicanáliseA relação mãe-filho em Eu matei minha mãe: análise winnicottiana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Analytica: Revista de Psicanálise

versão On-line ISSN 2316-5197

Resumo

RODRIGUES, Maiza dos Santos  e  NEVES, Anamaria Silva. Violência e Psicanálise: caminhos teóricos e possíveis modos de ruptura de ciclos de violências sexuais intrafamiliares. Analytica [online]. 2023, vol.12, n.22, pp.1-23.  Epub 05-Set-2025. ISSN 2316-5197.  https://doi.org/10.69751/arp.v12i22.5184.

Este artigo apresenta possíveis interseções entre família, violência e trauma, buscando pensar possíveis modos de ruptura de ciclos de violências sexuais intrafamiliares. Essa busca se realiza por meio de um caminho teórico que aborda as considerações freudianas sobre as características do trauma inscritas no psiquismo e, posteriormente, acrescentam-se contribuições de Ferenczi sobre trauma e violência sexual infantil. A partir dessas considerações, nota-se a relevância do segredo familiar sobre a violência sexual cometida na família e como isso se desdobra na transmissão psíquica, culminando num ciclo de violências sexuais intrafamiliares entre gerações. Diante dessas articulações, destaca-se a importância da investigação sobre a história familiar dos envolvidos para que o tratamento psíquico se estenda à família e, também, o lugar do analista como testemunha sensível ao traumático como possíveis formas de ruptura do ciclo de violências sexuais intrafamiliares.

Palavras-chave : Violência sexual intrafamiliar; Psicanálise; Trauma; Segredo; Família.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )