SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número23De los rumbos del análisis: construcciones y reconstrucciones del propia historia a partir del interpretación de LacanSilencio sobre la contribución de la producción psicoanalítica de Hélio Pellegrino índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Articulo

Indicadores

Compartir


Analytica: Revista de Psicanálise

versión On-line ISSN 2316-5197

Resumen

RIBEIRO, Joice Rocha; VILLAR, Rafaela Soares; STONE, Anne Santos  y  FARIAS, Camila Peixoto. Adolescência e mídias digitais: alguns desdobramentos possíveis. Analytica [online]. 2023, vol.12, n.23, pp.1-17.  Epub 05-Sep-2025. ISSN 2316-5197.  https://doi.org/10.69751/arp.v12i23.4478.

A adolescência é um momento perpassado por uma intensa exigência de reorganização narcísica. Os recursos simbólicos, próprios da relação e vínculo com o outro, são elementos centrais para que o sujeito enriqueça suas possibilidades de encaminhamento pulsional, rumo à consolidação narcísica. Entretanto o cenário contemporâneo parece caminhar na contramão da lógica de vinculação e troca com o outro, quando pensamos em movimentos como a individualização e a performatização. Tendo esses aspectos em vista, discutiremos como as mídias digitais – mais especificamente as redes sociais – podem ser pensadas na contemporaneidade como um dispositivo que contribui para a elaboração psíquica das mudanças vivenciadas na adolescência e, por outro lado, podem também ocasionar em entraves psíquicos nessa travessia.

Palabras llave : Adolescência; Contemporaneidade; Psicanálise; Mídias digitais; Redes sociais.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )