SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue3Intrafamilial Psychological Violence: Psychoanalytic Considerations on Children Who Experience This TraumaThe Racial Becoming in Anjo Negro author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Revista Subjetividades

Print version ISSN 2359-0769On-line version ISSN 2359-0777

Abstract

DIAS, Luciano  and  CANAVEZ, Fernanda. COMPLEXO DE ÉDIPO E DIFERENÇA RACIAL EM PSICANÁLISE. Rev. Subj. [online]. 2022, vol.22, n.3, e12545.  Epub Nov 22, 2024. ISSN 2359-0769.  https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v22i3.e12545.

A proposição, por Freud, do complexo de Édipo suscitou um controverso debate em torno da validade universal desse constructo, de seu alcance como uma invariável fora do marco civilizatório-europeu. O objetivo deste artigo é localizar a particularidade da contribuição de Frantz Fanon a esse debate. A hipótese que encaminhamos é que, através da sentença que proclama a insuficiência do Édipo nos domínios da colonização, Fanon encontra caminhos para enunciar a desconsideração da diferença racial em psicanálise. Em uma perspectiva que se apoia em uma metodologia de pesquisa bibliográfica, assumimos uma linha crítica que interliga o complexo em questão à noção lacaniana de estágio do espelho. Com isso, mostraremos como a recusa ao modelo edipiano serve a Fanon para circunscrever os limites de um modelo abstrato que, desconsiderando a marcação racial, não atenta à diferencialidade da situação colonial, que fabrica o negro em condição de subalternidade. Para o negro, o trauma não decorre de uma reedição da mecânica edipiana, mas do encontro com o mundo branco. Assim, em um primeiro momento, apresentaremos a crítica de Fanon ao Édipo, para, em seguida, apontar como esta reflete, particularmente, a interlocução de Fanon com a primeira formulação de Lacan sobre o imaginário. Finalmente, indicaremos como elementos centrais do complexo – a sexualidade e o narcisismo – permitem a Fanon apresentar a construção do negro como mito.

Keywords : narcisismo; sexualidade; diferença; racismo.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )