SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3A Teoria do Desejo em Lacan como Crítica ao Realismo Ingênuo do EuFEMINILIDADE COMO MÁSCARA: UMA LEITURA PSICANALÍTICA DE CERSEI EM GAME OF THRONES índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Subjetividades

versão impressa ISSN 2359-0769versão On-line ISSN 2359-0777

Resumo

RISK, Eduardo Name  e  SANTOS, Manoel Antônio dos. Clínica Ampliada, Cuidado à Infância e à Família no Contexto da Rede de Atenção Psicossocial: Contribuições de Winnicott. Rev. Subj. [online]. 2022, vol.22, n.3, e13443.  Epub 22-Nov-2024. ISSN 2359-0769.  https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v22i3.e13443.

No Brasil, novos olhares sobre a família e o cuidado foram elaborados com base na Política Nacional de Saúde Mental (PNSM). Este estudo teórico-reflexivo tem como objetivo discutir os pressupostos conceituais e clínicos do uso de enquadramentos diferenciados como estratégia de cuidado e intervenção com crianças e seus pais. São apresentados os fundamentos para uma clínica winnicottiana do cuidar dos pais e da criança a partir do brincar como estratégia de cuidado no contexto de serviços de atenção básica em saúde e atenção psicossocial especializada, integrantes da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). O conceito de ambiente, na acepção winnicottiana, foi articulado aos marcos inovadores da atenção psicossocial e à noção de clínica ampliada. Argumenta-se que tanto a família quanto a clínica ampliada constituem espaços de construção de fronteiras que têm a função de proteger e potencializar o desenvolvimento da criança. A partir do uso de enquadres clínicos diferenciados, propostos por Aiello-Vaisberg, sustenta-se que a capacidade de holding do analista, de provisionar ambiente seguro, contínuo e confiável para as experiências revividas pela criança e sua família no setting, constitui recurso para simbolização e elaboração das falhas ambientais a que estão submetidas em situações de vulnerabilidade social.

Palavras-chave : clínica ampliada; serviços de saúde mental; relações familiares; psicanálise da criança; provisão ambiental.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )